5 dicas para a prevenção da obesidade

A obesidade favorece diversas doenças, como a hipertensão arterial, a diabetes, as alterações no colesterol ou nos triglicerídeos, as complicações cardiovasculares e diversos tipos de câncer. Por isso, é necessário praticar alguns hábitos saudáveis e evitar que essa condição faça parte da sua vida. A seguir, separamos 5 dicas para você. Aproveite!

1. Movimente-se

Adotar uma postura mais ativa faz toda a diferença na prevenção da obesidade. Não estamos falando, apenas, de práticas esportivas e de academia. Você pode, por exemplo, optar pelas escadas em vez do elevador e caminhar em parte do trajeto até o trabalho. Descubra o que gosta de fazer e invista nisso. Que tal nadar, andar de bicicleta, correr ou dançar?

2. Alimente-se de maneira balanceada

A quantidade de calorias diárias recomendadas pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) é 2 mil. Tente distribuir esse valor entre frutas, legumes, cereais, carnes, verduras e derivados do leite. Um nutricionista pode ajudar você a montar um cardápio repleto de opções saborosas e saudáveis. Procure comer apenas quando sentir fome e evite alimentos processados e com muito açúcar.

3. Consuma bastante água

Muitas pessoas confundem os sinais da desidratação com a fome. Por isso, procure beber cerca de 2 litros de água (entre 8 e 10 copos) por dia. O líquido, puro, limpa as impurezas do organismo e faz com que ele trabalhe corretamente, cumprindo todas as funções.

4. Faça um check-up anual

Durante o check-up, o médico poderá fazer uma avaliação completa da sua saúde e indicar a melhor solução conforme o diagnóstico. Descobrir alterações precocemente é fundamental para que o tratamento ocorra com sucesso. O profissional também dará dicas e destacará os pontos de atenção no seu caso a fim de evitar a obesidade e seus prejuízos.

5. Controle o seu peso

É muito importante que você se pese semanalmente e tenha um controle rigoroso do seu peso. Ao perceber o aumento anormal dos números, procure mudar hábitos e evite, ao máximo, que a situação se agrave.

Agora que você já sabe como prevenir a obesidade, que tal continuar com a gente? Recomendamos a leitura de nosso outro post sobre os cinco alimentos que aumentam o HDL!

 

Entre em contato conosco

Novembro Azul: é hora de valorizar a sua saúde

O movimento de prevenção ao câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul, tem como princípio conscientizar a população para os cuidados com a saúde do homem. O Instituto Nacional do Câncer aponta a doença como o segundo tipo de tumor maligno mais comum entre a população masculina brasileira. Nesse cenário, a falta de informação e o preconceito podem contribuir de forma negativa.

A campanha do mês de novembro surge com o intuito de divulgar a importância do diagnóstico precoce. Em todos os casos, a prevenção é sempre aliada do bem-estar. Compartilhar conhecimento também! Pensando nisso, ao longo do texto, apresentamos as principais características do câncer de próstata e dos exames preventivos.

Como o câncer de próstata se desenvolve?

Exclusiva do sistema reprodutor masculino, a próstata pesa cerca de 20 gramas e pode ser comparada a uma castanha. Junto às vesículas seminais, ela é responsável por produzir o esperma e nutrir os espermatozoides. A glândula gera, ainda, células que, quando não seguem o fluxo normal de desenvolvimento, podem formar o câncer de próstata.

A doença, na maioria dos casos, demora a se manifestar. Consequentemente, os exames preventivos tornam-se fundamentais. Se descoberto em estágio inicial, o distúrbio ganha chances de cura maiores. Em fase avançada, os sinais aparecem. São eles: dor óssea, dor ao urinar, insuficiência renal e presença de sangue no sêmen e na urina.

O que fazer para estar prevenido?

Como a maioria das doenças, uma maneira tradicional de prevenção é a adoção de hábitos saudáveis. Incluir atividades físicas na rotina, ter dieta rica em frutas e verduras, diminuir o consumo de álcool e não fumar pode fazer a diferença. Além disso, como dito, os testes preventivos devem ser feitos.

Para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, como é constantemente lembrado no Novembro Azul, o indicado é que, a partir dos 50 anos, todos os homens realizem o toque retal e o exame de PSA no sangue. No exame de toque retal, o médico responsável vai avaliar a próstata, detectando se existem alterações em sua consistência.

O PSA é o Antígeno Prostático Específico. A avaliação é feita com amostra de sangue e mede a quantidade de proteína produzida pela glândula. Os níveis mais altos devem ser investigados. A coleta é feita em laboratório e, no Laboratório Carlos Chagas, o resultado pode ser conferido on-line, com poucos cliques.

O melhor presente que você pode se dar, durante e depois do Novembro Azul, é a valorização de sua saúde. Encontre a unidade mais próxima de você e comece a se cuidar hoje!

 

Entre em contato conosco