Outubro Rosa Carlos Chagas

Outubro Rosa: os cuidados no combate ao câncer de mama e colo do útero

Chegamos a outubro, o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção de dois tipos de câncer que afetam as mulheres em todo o mundo: o câncer de mama e o câncer de colo do útero.

No Brasil, a previsão, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é de que sejam diagnosticados 66.280 casos de câncer de mama e 16.590 casos de câncer de colo do útero durante o triênio 2020-2022.

Esses números servem para nos alertar e levarmos adiante a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças. E o Outubro Rosa vem para cumprir essa função essencial.

 

Por que Outubro Rosa?

O Outubro Rosa tem sua origem nos Estados Unidos, no início dos anos 1990. A Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas durante a realização da primeira Corrida pela Cura, que ocorreu em Nova Iorque.

A partir daí, a corrida passou a ser realizada anualmente, e o Congresso Americano adotou o mês de outubro como o período do ano dedicado à prevenção do câncer de mama. O movimento acabou se espalhando para outros países, como o Brasil.

No dia 2 de outubro de 2002, o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa por uma iniciativa de mulheres simpatizantes da luta contra o câncer de mama.

 

Atitudes preventivas que fazem a diferença

O diagnóstico precoce é um fator essencial no sucesso do tratamento de diversas formas de câncer, como os de mama e de colo do útero.

Além de contribuir para aumentar as chances de cura, a detecção precoce permite que sejam realizados tratamentos menos invasivos.

Adotar hábitos saudáveis pode diminuir os riscos do câncer de mama em até 28%, de acordo com o Ministério da Saúde. Alguns desses hábitos são:

  • Manter uma dieta saudável e equilibrada;
  • Controlar o peso corporal e evitar a obesidade;
  • Realizar atividades físicas frequentemente;
  • Amamentar;
  • Evitar o consumo de álcool e não fumar.

A prevenção ao câncer de colo do útero, por sua vez, está relacionada à eliminação do contágio com o papilomavírus humano (HPV). A principal forma de prevenção é a vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS.

A transmissão do HPV acontece por meio das relações sexuais. Por isso também é essencial o uso de preservativos durante as relações.

 

Os exames preventivos

Como você já sabe, o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de coloco do útero é fundamental e pode salvar vidas.

No caso do câncer de mama, é indicado que as mulheres entre 50 e 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos.

O autoexame também deve ser um hábito constante. Ao apalpar os seios, é possível detectar algum sinal de anormalidade. Outros exames de prevenção ao câncer de mama são o exame de sangue e o ultrassom da mama.

O câncer de colo do útero pode ser diagnosticado por meio do exame citopatológico, ou exame Papanicolau, que detecta alterações celulares que possam evoluir para o câncer.

 

Adotando hábitos saudáveis e realizando os exames preventivos indicados é possível realizar o tratamento e aumentar as chances de cura do câncer de mama e de colo do útero.

Se você deseja receber um atendimento de qualidade e confiança para realizar um check-up, entre em contato com o Laboratório Carlos Chagas. Aqui, cuidamos da sua saúde em detalhes!