Mês: janeiro 2022
É verão! Vamos falar sobre cuidados com a pele?
Você sabia que o câncer de pele é o tipo de tumor mais comum no Brasil? Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, a cada ano, 176 mil novos casos são registrados no nosso país. Isso corresponde a 30% de todos os tumores malignos. Com a chegada do verão, os números servem como um alerta para a prevenção.
Como em outros tipos da doença, o diagnóstico precoce do câncer de pele faz toda a diferença no tratamento, aumentando as chances de cura. Nesse cenário, consultas frequentes com o dermatologista são valiosas. Para pessoas sem histórico pessoal ou familiar, o ideal é realizar uma visita a cada ano. Quem possui deve ir ao médico a cada seis meses.
Além disso, existem práticas preventivas recomendadas para o nosso dia a dia. Vamos conferi-las?
Prevenção do câncer de pele
As principais dicas para proteger a pele durante os dias mais quentes do ano são:
- Utilizar protetor solar com fator de proteção 30, no mínimo – mesmo se o dia estiver nublado;
- Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
- Utilizar chapéus com abas largas e óculos escuros com lentes de proteção UV;
- Usar filtro solar próprio para os lábios;
- Sempre que possível, buscar abrigos com sombra.
Sinais de alerta
O câncer de pele é dividido em três tipos. O tipo um, que aparece mais vezes e é também mais fácil de curar, é o carcinoma basocelular. O segundo é o carcinoma espinocelular, de incidência média, e, por último, o melanoma, que é considerado a forma mais grave da doença.
Em observação, nosso sinal de alerta deve acender quando surgem manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram. Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas são, da mesma forma, consideradas possíveis sintomas. Na maioria das vezes, esses sinais são indicativos do câncer tipo um e aparecem principalmente em áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.
Já o melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou em mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Essas lesões costumam ter formato assimétrico, bordas irregulares e mais de uma cor e mudar de tamanho de forma rápida.
Saúde em detalhes
Para mais dicas de cuidado com a sua saúde, em todas as estações, conte com o Laboratório Carlos Chagas! Clique aqui e continue a navegação em nosso blog. Por fim, lembre-se de que verão e proteção podem caminhar lado a lado. Aproveite o sol com moderação!