Você sabia que o Brasil registra, anualmente, cerca de 15 mil mortes causadas pelo câncer de próstata? A cada ano, o Novembro Azul chega como um lembrete sobre a importância da prevenção. Nessa jornada, a informação é essencial. Pensando nisso, reunimos neste conteúdo os principais dados sobre a doença.
Ao longo do texto, você vai conferir o que é o câncer de próstata, como o preconceito ainda dificulta o diagnóstico precoce e quais são os sintomas do distúrbio. Além disso, falamos sobre a atuação do Laboratório Carlos Chagas em prol do movimento que coloca a saúde do homem em destaque.
Boa leitura!
Conhecendo o câncer de próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada na parte baixa do abdômen, responsável pela produção e pelo armazenamento do sêmen. Pequeno, com o formato de uma maçã, o órgão fica à frente do reto e envolve a porção inicial da uretra – tubo pelo qual a urina é eliminada.
Hoje, o câncer na próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens com mais de 50 anos. A doença ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células da glândula, causando o seu endurecimento. Seus fatores de risco são:
- Histórico familiar de câncer de próstata;
- Idade;
- Alimentação desequilibrada;
- Raça: homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer;
- Obesidade;
Combate ao preconceito
Mesmo reconhecendo a importância do cuidado com a saúde, muitos homens ainda resistem ao assunto por vergonha ou medo do preconceito. Isso cria um bloqueio que prejudica a prevenção e acaba dificultando o diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças. Isso precisa mudar!
O cenário é prejudicial porque, em fase inicial, o câncer de próstata evolui silenciosamente. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Essa realidade reforça ainda mais a necessidade da realização frequente de exames e do acompanhamento médico periódico.
Sintomas do câncer de próstata
No momento em que os sintomas aparecem, os mais comuns são:
- Sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar;
- Dificuldade de iniciar a passagem da urina;
- Problemas para interromper o ato de urinar;
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
- Vontade frequente de urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia;
- Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);
- Problemas em conseguir ou manter a ereção;
- Sangue na urina ou no esperma;
- Dor ao urinar.
Conte com o Laboratório Carlos Chagas
Para garantir o toque pela vida e o drible no preconceito, reforçamos nosso apoio à saúde preventiva. Por aqui, realizamos exames com alta qualidade e confiança! O check-up masculino faz toda a diferença e reúne testes essenciais para manter o cuidado em dia.
A prevenção do câncer de próstata inclui o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Em caso de suspeitas, o paciente é encaminhado à biópsia da próstata.
Com o Novembro Azul, lembre-se: a detecção precoce do câncer de próstata aumenta até 90% as chances de cura. A recomendação é que homens a partir dos 50 anos façam o exame anualmente. Para aqueles que possuem fatores de risco, o ideal é começar a partir dos 45.
Consulte seu urologista e conte conosco!
Fontes de apoio:
Instituto LAL – www.ladoaladopelavida.org.br
Biblioteca Virtual em Saúde | Ministério da Saúde – www.bvsms.saude.govr.br