GPS do cálcio: conheça a vitamina K

 

Entenda a importância da vitamina K2 para o nosso organismo

 

Você já ouviu falar no GPS do cálcio?

O GPS que conhecemos, usado principalmente quando estamos no carro, tem a função de encontrar o caminho para um determinado local e nos guiar neste percurso, certo? No nosso organismo, existe uma vitamina, a K2, que, para alguns especialistas, também funciona como um GPS, guiando o cálcio pelo corpo para que ele seja depositado no lugar certo.

Entenda melhor sobre o assunto neste conteúdo que o Laboratório Carlos Chagas preparou. Boa leitura!

O que é a vitamina K2?

A vitamina K2 (menaquinona) é um nutriente essencial para o organismo, pois colabora com os mecanismos de coagulação sanguínea e de depósito de cálcio nos ossos. Esse tipo de vitamina pode ser adquirido na fermentação microbiana e em alimentos fermentados ou de origem animal.

Qual a importância da vitamina K2?

Como já foi dito, alguns estudiosos da área da saúde se referem à vitamina K2 como um GPS do cálcio, pois ela assegura que o corpo absorverá esse mineral corretamente e que ele será depositado nos ossos de forma certeira.

Por isso, a vitamina K2 é fundamental para o fortalecimento dos ossos, reduzindo as rupturas dessas estruturas e sendo muito útil para pessoas com perda de densidade óssea, causada pelo avanço da idade ou por determinadas enfermidades.

Além disso, essa vitamina contribui para o nosso sistema cardiovascular, prevenindo a calcificação das artérias e facilitando o transporte do sangue pelo corpo.

Como obter a vitamina K2?

Existe uma Ingestão Diária Recomendada (IDR) que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é a quantidade de proteínas, vitaminas e minerais que deve ser consumida diariamente para atender às necessidades nutricionais da maior parte dos indivíduos e grupos de pessoas de uma população sadia. Segundo resolução da ANVISA, o IDR para a vitamina K2 é de 65 microgramas.

Conseguimos obter a vitamina K2 por meio da alimentação, consumindo produtos de origem animal, como manteiga, gema de ovo, fígado e leite, ou produtos fermentados à base de soja. Um dos alimentos mais ricos em vitamina K2 é o natto, um prato tradicional japonês.

É preciso repor vitamina K2?

A deficiência de vitamina K2 pode acontecer, afinal, com o dia a dia corrido de grande parte da população brasileira, muitas pessoas não conseguem manter uma alimentação saudável e repleta de nutrientes, não é mesmo?

Apesar dos sinais não se manifestarem de forma rápida, a deficiência de vitamina K2 pode trazer graves prejuízos para o corpo, como a falta de cálcio nos ossos e nos dentes, problemas com a pressão arterial, acidentes vasculares, derrames cerebrais e, até mesmo, o envelhecimento precoce do cérebro, do coração e da pele.

Ao ser identificada essa baixa de vitamina, os médicos podem receitar suplementos para reposição e restauração das funções da K2 no organismo. Portanto, é muito importante fazer um acompanhamento com um especialista de sua confiança e realizar seus exames de rotina.

Aqui, no Laboratório Carlos Chagas, oferecemos o exame que identifica o nível de vitamina K2 no organismo. Entre em contato conosco e agende a coleta.

É sempre um prazer cuidar de você!