Confira este blog sobre a glândula, sua importância para a saúde do corpo e quais doenças podem se desenvolver na região.
Você sabe o que é a tireoide? Essa pequena glândula, que fica no pescoço, é fundamental para o funcionamento de diversos órgãos e tecidos do corpo. Por isso, algumas doenças se desenvolvem quando há algo errado com ela.
Em comemoração ao Dia da Conscientização da Tireoide, em 25 de maio, o Laboratório Carlos Chagas preparou um artigo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.
Continue lendo e confira!
O que é a tireoide?
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na região anterior do pescoço. Ela é uma parte crucial do sistema endócrino, responsável pela produção e pela liberação de hormônios que regulam diversas funções do corpo.
Os hormônios tireoidianos (principalmente tri-iodotironina – T3 e tiroxina – T4) produzidos pela tireoide desempenham um papel vital no controle do metabolismo. Eles afetam quase todos os tecidos e órgãos do corpo e regulam a taxa na qual as células produzem energia a partir dos nutrientes.
Quais são as doenças relacionadas à tireoide?
Quando a tireoide não funciona corretamente, pode levar a alguns problemas. Veja quais são e os principais sintomas.
Hipotireoidismo
Nesta condição, a tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes. Isso pode resultar em sintomas como fadiga, ganho de peso, pele seca, sensibilidade ao frio, constipação, depressão e dificuldade de concentração.
Hipertireoidismo
Aqui, a tireoide produz hormônios tireoidianos em excesso. Isso pode causar sintomas como perda de peso, aumento do apetite, nervosismo, tremores, sudorese, taquicardia, insônia, fraqueza muscular e, em casos mais graves, problemas cardíacos.
Nódulos tireoidianos
São crescimentos anormais na tireoide que podem ser benignos ou cancerosos. Muitas vezes, os nódulos tireoidianos não causam sintomas, mas podem ser detectados durante exames de rotina. Além disso, eles podem causar sintomas como dificuldade para engolir, dor no pescoço ou aumento visível na região da tireoide.
Bócio
É o aumento anormal da tireoide, podendo ser causado por hipotireoidismo, hipertireoidismo ou, em alguns casos, deficiência de iodo na dieta.
Câncer de tireoide
Embora menos comum, o câncer de tireoide pode ocorrer e, muitas vezes, não manifesta sintomas. Os tipos mais comuns são o carcinoma papilífero e o carcinoma folicular, que geralmente têm um bom prognóstico quando diagnosticados e tratados precocemente.
O que causa problemas na tireoide?
No caso do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, as causas estão relacionadas a doenças autoimunes. Há ainda a possibilidade de alterações causadas por determinadas medicações.
Já nos casos de câncer e nódulos, não há causas determinadas.
Como investigar alterações na tireoide?
Ao notar possíveis alterações na tireoide, o seu médico pode solicitar um ou mais dos exames abaixo:
Dosagem de hormônios
As dosagens de T4 livre e TSH são as utilizadas para avaliar a função da tireoide.
Dosagem de anticorpos
Esse exame é solicitado para possível diagnóstico de tireoidite de Hashimoto e doença de Graves.
Biópsia ou punção
Esse teste é feito quando há nódulos tireoidianos suspeitos para câncer de tireoide.
Cintilografia da tireoide
A cintilografia é feita quando há dúvida no diagnóstico de hipertireoidismo.
Há tratamento para doenças na tireoide?
O hipotireoidismo é tratado com um medicamento chamado levotiroxina, enquanto o hipertireoidismo tem o tratamento com metimazol, com radioterapia ou cirurgia.
A cirurgia também é exigida em caso de câncer. Já os pacientes com nódulos de tireoide não precisam de tratamento, somente seguimento.
Quer ter certeza de que está tudo bem com a sua tireoide? Realize um check-up médico regularmente. E o Laboratório Carlos Chagas pode ajudar você nisso! Clique aqui para conferir todos os exames realizados no laboratório e faça um agendamento.