Entenda a importância de conhecer os sintomas do câncer de próstata e quais são os fatores de risco da doença.
O Novembro Azul é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, uma doença que atinge mais de 70 mil homens por ano no Brasil e é a segunda que mais mata a população masculina.
No artigo abaixo, confira os sintomas da doença, os riscos e como os estilos de vida podem influenciar.
A Campanha Novembro Azul
Iniciada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, a campanha Novembro Azul tem como objetivo alertar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e da realização do exame.
Os sintomas da doença
Na fase inicial da doença, os sintomas podem não aparecer, dificultando o diagnóstico precoce. Por isso, é recomendado que homens a partir dos 45 anos de idade realizem o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações como endurecimento da glândula ou a presença de nódulos suspeitos.
Sintomas na fase inicial da doença:
- Dificuldade para urinar
- Sangue na urina
- Urinar várias vezes durante o dia
Sintomas em estágio avançado da doença:
- Problemas de ereção
- Perda de peso
- Dor na bacia e/ou joelhos
Fatores de riscos
Os dois principais fatores de risco da doença são o envelhecimento e o histórico familiar. Pessoas acima de 50 anos de idade apresentam maior possibilidade de desenvolver a doença, por isso é indicado realizar o exame anualmente a partir dos 45 anos para o diagnóstico precoce.
Hábitos saudáveis para evitar a doença
A criação de hábitos saudáveis é sempre importante para combater várias doenças, e o câncer de próstata não é diferente. Abaixo, confira 5 hábitos que ajudam a preveni-lo:
- Práticas de exercícios físicos
- Alimentação saudável
- Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- Reduzir o consumo excessivo de carne vermelha
- Manter o peso corporal
Nos Laboratórios Carlos Chagas, é possível realizar o exame de sangue para o diagnóstico dessa e de outras doenças. Aproveite o Novembro Azul e agende o seu procedimento! Fique ligado em nosso blog para mais informações sobre esse e outros assuntos.