Notícias
Dia Mundial do Câncer e a prevenção de tumores na pele
No Dia Mundial do Câncer, levantamos um alerta: o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil. Em nosso país, ele representa 30%* dos tumores malignos diagnosticados. Na maioria dos casos, a causa é o excesso de exposição ao sol, principalmente na infância e na adolescência. Por isso, no verão, o assunto precisa estar em pauta.
Ao longo dessa conversa, vamos falar sobre os sintomas da doença e as formas de prevenção. Mas, antes, que tal conhecer um pouco mais sobre a história do Dia Mundial do Câncer?
Dia Mundial do Câncer: uma iniciativa global
Organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), a iniciativa tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença. Assim, o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, tornou-se uma importante data para incentivar governos e indivíduos a criarem mobilizações pelo controle do distúrbio.
Em 2022, o tema central da campanha, apoiada pela OMS, é “Somos iguais e diferentes”. O intuito, aqui, é abordar as barreiras que impedem milhões de pessoas pelo mundo a terem acesso aos cuidados básicos de controle ao câncer. Em voga, temos a equidade e o desejo de construir um futuro mais justo e saudável para todos.
O câncer de pele em foco
O câncer de pele tem origem nas células produtoras de melanina, a substância responsável pela determinação da cor de nossa pele. Ele é dividido em três categorias: carcinoma basocelular (CBC), carcinoma espinocelular (CEC) e melanoma. O melanoma é considerado a forma mais rara e a mais grave, podendo aparecer em lugares variados do corpo.
Em todas as variações do câncer de pele, a principal forma de prevenção é evitar a exposição aos raios solares entre 10h e 16h. Nesse período, a atenção deve ser dobrada. Mas algumas medidas são essenciais para todos os momentos:
- Usar protetor solar com fator de proteção 15 (no mínimo), mesmo em dias nublados;
- Utilizar filtro próprio para os lábios;
- Para se expor ao sol, colocar bonés ou chapéus de aba larga e óculos escuros com proteção UV.
Sinais e sintomas
Como em outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce de um tumor na pele faz toda a diferença para aumentar as chances de um tratamento bem-sucedido. Consequentemente, é preciso estar atento aos sinais. O melanoma pode aparecer na pele normal ou a partir de uma lesão pigmentada.
Na pele normal, é preciso investigar pintas escuras de bordas irregulares com coceira ou descamação. Pintas que aumentam de tamanho ou mudam de cor também devem ser avaliadas. Ao observar qualquer sintoma, é fundamental procurar um dermatologista. O médico indicará as medidas necessárias para o diagnóstico.
No Laboratório Carlos Chagas, cuidar da sua saúde em detalhes e colocar a prevenção em destaque faz parte do nosso trabalho. Inclusive, em nossas redes sociais. Clique aqui para acompanhar!