Dúvidas frequentes
Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.
Atividade física intensa pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais. Testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.
Alguns não. Por exemplo, dosagens de: Cortisol, Ferro, ACTH e TSH devem ser realizados pela manhã, porque ocorre variação durante o dia. Existem exceções, e algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos.
Sim. Em vários exames como agregação plaquetária, e curva glicêmica. Durante a realização de curva glicêmica o fumo é proibido. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.
Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 14 horas) também causa variações nos exames.
Não. Diferentemente da água, a ingestão de café pode causar interferência nos resultados de determinados exames. Por isso, deve-se evitar seu consumo seja puro, com açúcar ou com adoçante.