Notícias

Exame de vitamina D: tudo o que você precisa saber para cuidar da sua saúde


Exame de vitamina D: tudo o que você precisa saber para cuidar da sua saúde

Neste blog, leia tudo o que você precisa saber sobre o exame de vitamina D, sua importância no bem-estar, como o exame é realizado e muito mais!

A vitamina D desempenha um papel vital na saúde do organismo, influenciando diretamente a absorção de cálcio, a força muscular, a saúde óssea e até mesmo o sistema imunológico. Por isso, monitorar esse hormônio através do exame de vitamina D se torna essencial, garantindo sua regulação e eficácia como forma de evitar doenças e outros riscos.

 

Quer entender como esse exame é feito e como ele é essencial para o seu bem-estar? Continue a leitura, pois vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber!

Exame de vitamina D: por que fazer?

Realizar qualquer exame laboratorial de maneira regular é muito importante para manter a saúde em dia, e com o exame de vitamina D isso não é diferente! Essa análise pode e deve ser feita sem que haja qualquer sintoma de deficiência dessa vitamina, mas se torna essencial quando uma pessoa apresenta:

 

  • Fadiga constante;
  • Fraqueza muscular;
  • Alterações no humor;
  • Dores nos ossos;
  • Quedas frequentes de imunidade.

Esses sintomas, que podem indicar a deficiência de vitamina D, levam a condições graves, como osteoporose, aumento do risco de quedas e até fraturas em idosos. Identificar os níveis da vitamina D permite iniciar tratamentos adequados, prevenindo complicações a longo prazo.

População brasileira apresenta deficiência de vitamina D, aponta Fiocruz

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisou pessoas de diferentes regiões do Brasil para estimar os níveis de vitamina D do brasileiro no verão, cerca de 15,3% da população apresentam níveis de deficiência em vitamina D, enquanto 50,9% possuem insuficiência. Esses índices indicam que, mesmo na estação de maior incidência de radiação solar como o verão, “o Brasil é um país de risco de deficiência de vitamina D, com prevalência próxima a países europeus”, apontou a pesquisa.

 

Portanto, embora estejamos em um país tropical, momentos de exposição ao sol – como a pratica de exercícios ao ar livre, bem como outras atividades – não devem ser negligenciadas.

Principais causas da deficiência de vitamina D

A deficiência de vitamina D pode ser causada por diversos fatores. Confira os principais:

 

  • Exposição inadequada à luz solar;
  • Baixa ingestão de alimentos com vitamina D;
  • Resistência aos efeitos da vitamina D;
  • Doenças renais, no fígado, celíaca e de Crohn;

Portanto, se expor de forma adequada ao sol, ingerir alimentos ricos em vitamina D e, apenas quando recomendado, ingerir suplementos com a vitamina, são as formas de combate direto à deficiência dessa vitamina de forma eficaz e saudável.

Como o exame é realizado?

A coleta para o exame de vitamina D é feita através da coleta de uma pequena amostra de sangue. Esse exame não exige jejum e é feito de forma rápida.

 

No Laboratório Carlos Chagas, os resultados são disponibilizados no mesmo dia, garantindo agilidade no diagnóstico e no início de qualquer tratamento necessário.

Exame com conforto e praticidade em Juiz de Fora

O Laboratório Carlos Chagas oferece uma solução prática para quem deseja realizar o exame de vitamina D: a coleta móvel. Com ela, você pode realizar seus exames no conforto da sua casa, sem abrir mão da segurança e qualidade.

 

Cuide da sua saúde conosco! Para marcar a coleta, clique aqui ou fale com o nosso atendimento pelo telefone (32) 3025-8001 ou WhatsApp (32) 98454-6100.