Notícias

Exame parasitológico de fezes: tire todas as suas dúvidas


Exame parasitológico de fezes: tire todas as suas dúvidas

Entenda como é realizado o exame parasitológico, quais vermes ele identifica e suas contraindicações.

 

parasitológico

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta a sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

Neste artigo, vamos entender como é realizado esse exame, o que ele detecta e se há contraindicações. Continue lendo para descobrir.

O que são parasitas?

O nome parasitológico vem da ideia de que os vermes são, em geral, parasitas. Esses seres são compreendidos como aqueles que só vivem em associação com outro ser vivo, do qual retiram seu alimento. Enquanto os piolhos, por exemplo, são parasitas externos, os vermes são internos, uma vez que infestam o intestino humano.

Como curiosidade, cabe ressaltar que a maioria dos parasitas é transmitida por meio do contato com as fezes de pessoas infectadas. Isso pode se dar, por exemplo, pela água, pelo solo, pelas mãos e pelos alimentos. Nos países em que as condições de saneamento básico são ruins, a contaminação tende a ser maior.

Para que serve o exame parasitológico de fezes?

A função do exame parasitológico de fezes é identificar os parasitas responsáveis por alterações gastrointestinais. Os tipos de parasitas que podem habitar o intestino humano são: protozoários e helmintos. Os primeiros são unicelulares e podem ou não causar doenças. Já os últimos são compostos por várias células e possuem tamanhos variáveis, chegando até a 25 metros.

Sintomas como dor abdominal, perda de apetite ou barriga inchada podem indicar uma parasitose. Nesses casos, o médico solicita um exame parasitológico de fezes, além de procedimentos complementares, para chegar a um diagnóstico preciso.

Cabe ao paciente seguir corretamente os cuidados recomendados sobre a coleta, armazenagem e o transporte da amostra.

Realização do exame parasitológico de fezes

Para o exame parasitológico de fezes, o material deve ser colhido e armazenado em um frasco padrão esterilizado. É necessário que ele seja entregue imediatamente no laboratório para análise. Nos casos em que isso não for possível, a refrigeração será necessária (máximo de 12 horas). Recomenda-se que a coleta aconteça sobre papel ou plástico secos e que você transfira uma porção das fezes (meia colher de sopa) ao recipiente fornecido pelo laboratório.

Dependendo da situação, pode ser solicitada a coleta de três amostras em dias diferentes, preferencialmente com intervalos de dois a três dias. O resultado levará em conta a aparência, a composição e a consistência das fezes. É função do responsável investigar a presença de ovos, larvas e parasitas.

Outros procedimentos, como colonoscopia e endoscopia, podem ser exigidos para complementar o diagnóstico do exame parasitológico de fezes. Geralmente, esses são pedidos quando há grande quantidade de ovos de parasitas no material orgânico.

Cuidados e contraindicações

Apesar de não oferecer risco algum, o exame parasitológico de fezes requer alguns cuidados.

Situações de diarreia requerem soluções especiais para coleta, também fornecidas pelo local de análise. Jejum não é necessário. No entanto, a ingestão de carnes vermelhas e malpassadas deve ser evitada no dia anterior para que não seja confundida com a presença de sangue oculto.

Pelo menos três dias antes da coleta, o paciente não deve estar sob o efeito de laxante nem ter sido submetido a exames radiológicos de contraste. Também pode comprometer o resultado o uso de antiparasitários e antibióticos nas últimas três semanas, bem como o uso de antidiarreicos e anti-inflamatórios nas últimas 72 horas. Existem outros compostos a serem evitados sobre os quais o médico orientará você.

 

O exame parasitológico de fezes é muito importante para o combate correto aos parasitas que infestam o intestino. Isso contribui para a sua saúde e qualidade de vida. Conte com o Laboratório Carlos Chagas para esse e muitos outros procedimentos! Clique aqui e conheça os nossos serviços.

 

Entre em contato conosco