Notícias
Insolação: atenção aos sintomas essenciais para não causar complicações
O Brasil é um país tropical que apresenta altas temperaturas, principalmente durante o verão. E é nesta época do ano que devemos ter um cuidado redobrado com a pele, pois a exposição ao sol é mais comum. Já falamos aqui sobre os riscos de câncer de pele, mas, além dele, existe uma condição chamada insolação, que ocorre quando a temperatura corporal desregula. Conheça os sintomas e a forma de tratamento!
O que é insolação?
Quando somamos exposição excessiva ao sol e altas temperaturas, o resultado é insolação. Com o aumento da temperatura corporal, o nosso mecanismo de transpiração fica confuso e não consegue resfriar, fazendo com que o corpo passe dos 40 graus.
Essa é uma condição que pode acontecer em qualquer idade. Porém a gravidade é maior em idosos e crianças.
Quais são os sintomas da insolação?
Os sintomas podem variar de acordo com a intensidade da condição. Confira:
- Pele ressecada;
- Temperaturas elevadas;
- Dores de cabeça;
- Náusea;
- Pulso rápido;
- Ausência de suor;
- Tontura.
Quando a insolação é mais grave, os sintomas podem incluir:
- Distúrbios visuais;
- Confusão mental;
- Desmaios;
- Coma.
Como é feito o tratamento?
O primeiro passo é levar a pessoa para um local fresco e com ventilação. Ofereça água gelada ou líquidos não alcoólicos. Borrife água em todo o corpo ou utilize compressas frias em pontos como testa, pescoço, axila e virilha. Um banho frio também pode ajudar.
Em casos mais graves, é necessário realizar hidratação intravenosa. Por isso, fique atento aos sintomas e procure ajuda médica. A insolação pode parecer inofensiva, mas, caso não seja tratada de forma correta, os riscos de complicação da condição aumentam, podendo levar à morte.