Notícias

Outubro Rosa: saiba como se prevenir contra o câncer de mama


Outubro Rosa: saiba como se prevenir contra o câncer de mama

Neste Outubro Rosa, conheça a campanha e entenda a importância de buscar um diagnóstico precoce e como agir na prevenção do câncer de mama.

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que atinge cerca de 60 mil mulheres por ano no Brasil.

 

Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura aumentam significativamente.

 

No artigo abaixo, confira dados sobre a doença nos últimos anos no Brasil e formas de prevenção.

A campanha Outubro Rosa

A campanha “Outubro Rosa” foi criada nos Estados Unidos, nos anos 90, para conscientizar a população local sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que afeta milhares de mulheres todos os anos.

 

No Brasil, as primeiras ações da campanha aconteceram em 2002, na cidade de São Paulo, quando o Monumento do Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com as cores da campanha.

Números da doença no Brasil

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima 73.610 casos por ano para o triênio 2023 – 2025, o que representa uma taxa de incidência de 41,89 casos a cada 100.000 mulheres. Em 2021, a taxa de mortalidade do câncer de mama foi de 11,71 óbitos por 100 mil mulheres. Segundo o Instituto, a doença apresenta uma taxa de letalidade maior em mulheres na faixa etária de 50 a 59 anos de idade, correspondendo a cerca de 45% do total de óbitos por esse tipo câncer.

Prevenção e a importância do diagnóstico precoce

Um dos principais fatores para o diagnóstico precoce da doença e a redução de casos é a conscientização da mulher e dos profissionais de saúde para reconhecerem sinais e sintomas do câncer de mama. Outro fator crucial é o rápido acesso aos serviços de saúde ao perceber qualquer sinal. Os principais sintomas da doença incluem:

 

  • Nódulos mamários em mulheres com mais de 30 anos, que persistam por mais de um ciclo menstrual;
  • Nódulos mamários em mulheres acima de 50 anos;
  • Nódulos mamários endurecidos em mulheres adultas;
  • Presença de linfadenopatia axilar;
  • Aumento progressivo da mama.

As medidas de prevenção do câncer de mama são realizadas por simples medidas, tais como: prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, evitar ou reduzir o uso de bebidas alcoólicas e não fumar. A amamentação pelo maior tempo possível também é uma ação de prevenção. A mamografia é o exame mais comum detectar e prevenir a doença. Recomenda-se que ele seja realizado uma vez por ano a partir dos 40 anos. Para mulheres entre 50 e 69 anos, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia a cada dois anos.

 

Neste Outubro Rosa, lembre-se: o câncer de mama detectado em fases iniciais tem grandes chances de cura. Fique por dentro desta e de mais informações de prevenção do câncer de mama e de outras doenças em nosso site!