Notícias
Outubro Rosa conscientiza sobre o câncer de mama
O Outubro Rosa é uma campanha internacionalmente conhecida que reforça a importância da prevenção ao câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença e estimula a participação de todos. O movimento teve início nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Depois, com a aprovação do Congresso Americano, o outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
A popularidade do Outubro Rosa se espalhou para o mundo, e, atualmente, empresas e população se unem à causa. O objetivo é chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Confira algumas dicas para prevenir o câncer de mama
- Examine-se: faça o toque nas mamas sempre;
- Vá ao ginecologista e faça mamografia;
- Pratique atividades físicas;
- Alimente-se bem;
- Reduza álcool e cigarro;
- Reserve um tempo para fazer o que gosta.
Como fazer o autoexame:
- De pé, coloque o braço atrás da cabeça e toque as mamas com a ponta dos dedos, desde o mamilo até a axila;
- Verifique se há dor ou se existem em seus seios caroços, nódulos, inchaços, mudanças de coloração ou, ainda, líquidos nos mamilos;
- Depois, deite-se na cama, com o braço atrás da cabeça, e repita o mesmo processo.
IMPORTANTE: Caso você sinta alguma alteração, procure um ginecologista.
Outros exames da mama
Exame clínico: apalpação das mamas feita pelo médico. Neste exame, poderão ser identificadas alterações na mama e, caso necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.
Mamografia: exame radiológico que detecta tumores e calcificações. Consiste em colocar a mama entre duas placas e emitir o raio X. A mamografia permite identificar lesões não palpáveis e descobrir o câncer de mama quando o tumor ainda é bem pequeno.
Importante:
O exame clínico ou mamografia não deve ser substituído pelo autoexame. Todos os exames devem ser feitos, porém, como o autoexame é executado pela própria mulher, pode ser realizado sempre, de preferência durante o banho.