Notícias
Saúde mental: não deixe o cuidado passar em branco
A virada do ano chega como uma oportunidade de recomeço e de colocar em prática os planos que fizemos para este novo ciclo. E aqui vai uma boa meta para todos: cuidar da saúde mental! É sobre isso a campanha Janeiro Branco, que busca a conscientização acerca das doenças psicológicas.
Confira abaixo o artigo que preparamos.
A campanha Janeiro Branco
O movimento Janeiro Branco existe desde 2014, lutando pela valorização da vida e pela humanização no tratamento da saúde mental. O mês foi escolhido por simbolizar uma “página em branco”, pronta para ser preenchida por uma nova história, de acordo com as nossas ações.
É importante ressaltar o verdadeiro significado de saúde mental: não apenas a ausência de doenças como depressão e ansiedade, mas um bem-estar completo nos âmbitos mental, físico e social.
Assim, o objetivo principal é fazer com que a população e as autoridades governamentais enxerguem a importância desse cuidado. A ideia é que os transtornos mentais sejam compartilhados de maneira aberta, sem tabus ou preconceitos.
Quando prestar atenção na saúde mental?
Nosso corpo sempre encontra maneiras de nos informar que algo não está certo. Isso também se aplica à nossa mente!
Confira alguns sintomas psicológicos ou físicos que podem ser sinais de que algo não vai bem mentalmente.
- Alterações de sono
- Irritação
- Enxaqueca
- Mudanças de apetite
- Isolamento dos amigos
- Falta de vontade de fazer atividades que antes traziam prazer
O tratamento com a mente
Os transtornos mentais podem ser tratados de forma somática, ou seja, com medicamentos ou psicoterapêuticos, com diferentes técnicas de terapia. Muitas vezes, os dois tipos de tratamento auxiliam, juntos, na recuperação do paciente.
É evidente que cada caso é diferente, e cada paciente irá se adaptar a um tratamento. Por isso, o ideal é sempre buscar ajuda profissional!
Hábitos para cuidar da saúde mental
Assim como precisamos ter atenção à saúde mental, também é importante manter hábitos para preservá-la. Ações de autocuidado têm grande papel nesse processo.
Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são hábitos benéficos para todas as partes do nosso corpo, inclusive a mente. Priorizar as suas horas de sono também é de grande ajuda em manter um estado psicológico equilibrado.
Além disso, também é indicado ter hobbies e atividades que tragam prazer. Ler livros, cozinhar, passar um tempo com as pessoas amadas, tudo isso contribui para uma mente saudável.
E, é claro, o acompanhamento profissional ajuda a todos! Ao notar a necessidade de auxílio, busque um psicólogo ou um psiquiatra. Eles estudarão o seu caso e encontrarão a melhor forma de ajudar.
Se você está à procura de mais informações sobre o assunto, acesse o site do Centro de Valorização da Vida (CVV) e leia estudos e discussões a respeito. Já a linha gratuita nacional de prevenção do suicídio do CVV pode ser contatada pelo telefone 188.
O Laboratório Carlos Chagas apoia o Janeiro Branco e está sempre a postos para apoiar nossos colaboradores e funcionários.