Notícias

Setembro Amarelo: o movimento pela vida que alcança pessoas diariamente


Setembro Amarelo: o movimento pela vida que alcança pessoas diariamente

Entenda a importância do Setembro Amarelo, a campanha de conscientização e prevenção do suicídio e a forma como ela pode impactar a vida de quem sofre com questões mentais.

Setembro é sinônimo de esperança e de compromisso com a vida. O Setembro Amarelo, campanha de conscientização para a prevenção do suicídio, nos convida a olharmos para dentro de nós e para o outro, promovendo um diálogo aberto e acolhedor sobre saúde mental.

 

Saiba tudo sobre a campanha no artigo abaixo.

A campanha Setembro Amarelo

Jovem mulher repousa as duas mãos em cima do peito, fazendo menção ao Setembro AmareloDesde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) unem forças para combater o tabu em torno do suicídio e oferecer suporte a quem precisa. Todo dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio reforça a importância de ações contínuas ao longo do ano.

 

O lema da campanha neste ano é “Se precisar, peça ajuda!”. E cada ano que passa, é importante ressaltar que essas pessoas que pensam em fazer algo contra a própria vida precisam de pessoas ao seu lado que possam ajudar de alguma forma. Então, o Setembro Amarelo também é direcionado a pessoas que convivem com pessoas em busca de ajuda.

 

É imperativo criar um ambiente seguro para que essas pessoas possam conversar com outras para encorajá-las a buscarem a ajuda necessária contra esses problemas emocionais e psicológicos. O mais importante em todos esses casos é saber ouvir a pessoa com compreensão, e de nenhuma forma julgá-la.

 

Campanhas de conscientização acontecem em todos os ambientes, seja em escolas, universidades, organizações não governamentais e nos trabalhos. O impacto que esses ambientes causam na saúde mental das pessoas faz com que as campanhas nesses lugares se tornem ainda mais importantes.

Busque ajuda!

É fácil encontrar ajuda para esses casos: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) garantem atendimento psicológico e psiquiátrico; o SAMU, em casos de emergência; e nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Está precisando conversar? O Centro de Valorização da Vida está disponível para atender você. Ligue 188 e converse com voluntários.

 

Neste Setembro Amarelo, vamos incentivar o diálogo e a coragem de buscar ajuda! Siga acompanhando o blog do Laboratório Carlos Chagas para mais informações sobre a sua saúde.