Notícias
Setembro Amarelo: dicas de filmes sobre suicídio para ver e discutir
Neste mês é celebrada a campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida. No Brasil, o suicídio tira a vida de uma pessoa por hora e é considerado um problema de saúde pública, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas ele pode ser prevenido, e a discussão sobre o tema é uma das formas mais eficientes de se conseguir isso. Por essa razão, esse movimento é tão importante.
Com o intuito de promover reflexões e conhecimento sobre o assunto, trouxemos dicas de filmes que abordam o suicídio indiretamente e fornecem diferentes perspectivas sobre seu impacto na vida dos sobreviventes, dos amigos e dos familiares. Confira!
Conheça a nossa lista de indicações de filmes para o Setembro Amarelo
1. Por lugares incríveis
Dois adolescentes que estão passando por momentos difíceis criam um forte laço quando embarcam em uma jornada transformadora para visitar as maravilhas do estado de Indiana, nos Estados Unidos.
2. Um banho de vida
Um homem, que está no “auge” dos seus 40 anos e sofre de depressão, depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram efeito, começa a frequentar a piscina municipal do bairro em que vive. Lá ele conhece outros homens com histórias semelhantes à sua. O grupo se junta e forma uma equipe de nado sincronizado masculina.
3. Divertidamente
Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.
4. As vantagens de ser invisível
Um jovem tímido se esconde em seu próprio mundo até conhecer dois irmãos que o ajudam a viver novas experiências. Embora esteja feliz nessa nova fase, ele não esquece as tristezas do passado, que têm origem em uma chocante revelação.
5. Canvas
Depois de uma perda terrível, um avô luta para superar a dor da saudade. Agora ele precisa recuperar sua paixão pela pintura e encontrar a inspiração para criar de novo. No meio de suas novas criações, ele descobre que é possível seguir em frente depois de uma grande tragédia.
6. Se algo acontecer… Te amo
Curta animado que acompanha dois pais enquanto eles lidam com a morte da filha. Os dois estão sobrecarregados pelas memórias, boas e ruins, de quando a filha ainda era viva. Eles, então, precisam aprender a conviver com o luto e resolver suas diferenças.
7. Beleza oculta
Após uma tragédia pessoal, Howard entra em depressão e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor – algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível se torna realidade quando essas três partes do universo decidem responder.
8. Pequena Miss Sunshine
Após tentar o suicídio por causa de um rompimento amoroso, Frank deixa a clínica psiquiátrica e vai morar com a família da irmã. Todos viajam para um concurso de beleza infantil na Califórnia, em uma aventura tragicômica que revela as dificuldades de cada um.
9. Not alone
Uma adolescente perde uma de suas melhores amigas por suicídio. A dificuldade em compreender a decisão dela e a aproximação do problema que antes não havia imaginado faz com que ela se questione: “Por que ela não me disse nada, por que não pediu minha ajuda?”. Assim começa a jornada descrita no documentário Not Alone.
10. O mínimo para viver
Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.
Quer mais conteúdo sobre o assunto?
O Centro de Valorização da Vida (CVV) reuniu em seu site textos, estudos e discussões a respeito do tema. Essa curadoria de conteúdos é aberta para qualquer pessoa acessar. Clique aqui para conferir.
O CVV também oferece uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio. Se você está passando por algo e precisa de apoio emocional, conte com eles. Os contatos são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site http://www.cvv.org.br/, por chat e e-mail.
Setembro Amarelo: o Laboratório Carlos Chagas apoia essa causa!